27.4.11

Quem morreu enforcado mesmo?


Descobri que as escolas infantis tiveram que fazer um pequeno ajuste no calendário de datas comemorativas nos últimos dias. Algumas decidiram contar às crianças, somente esta semana, a vida e obra do grande líder Tiradentes. Explicações dadas, fui obrigada a concordar. Vamos aos fatos:
Dia 19 de abril, terça-feira – Dia do Índio – A meninada foi para a casa com a cara pintada, cocares coloridos e um monte de informações sobre os costumes dos que já foram os donos desta terra chamada Brasil. Ah, e com direito a dança da chuva, com a mão na boca, cantando Uuu huuu huuu!


Dia 20 de abril, quarta-feira – Último dia de aula antes do início dos feriados.
Dia 21,feriado - Dia de Tiradentes. Mas considerando que o próximo domingo seria o da Páscoa, venceu o coelhinho, para a alegria da meninada. E dá-lhe muito algodão nos trabalhinhos feitos em sala de aula. Neste dia foi a vez das orelhinhas enfeitarem as cabeças dos pequenos. No rosto os bigodinhos fininhos e o nariz bem vermelhinho. E como não poderia faltar, um saboroso ovo de chocolate na cestinha. Será que as professoras se lembram de explicar para as crianças que coelhos não botam ovos?
Vi escolinha rasteada por patinhas de coelhos que passavam bem próximas das trilhas das mini-aldeias indígenas. Ainda faltava ensinar o sentido religioso da Páscoa. Afinal, aonde entra Jesus Cristo no meio desse tanto de chocolate, coelhos, flechas e índios?
Então, não houve alternativa, senão, a licença “poética”, de enforcar Tirantes na segunda-feira, 25 de abril. Na volta do feriadão, pós overdose de chocolate.
Pensam que acabou? Não! Como será que ficou a inauguração da Brasília do nosso eterno Presidente Juscelino? Por aqui, acho que foi banido das comemorações escolares. Motivo: agenda lotada. Mas lá, na própria Brasília, seguro que não deu para escapar.


Fico pensando nas terríveis possibilidades de diálogo nas casas:
- Amor, conta para a Mamãe o que você aprendeu na escola esta semana!
- Ah Mãe, muita coisa! Deixa eu ver... Que Tirantes... Morreu na cruz, mas foi curado por um índio... Poucos dias depois. Jesus foi... Enforcado... Coitado... Acho que lá em Brasília. Que o coelhinho da Páscoa vai trazer o meu ovo! Não vai mãe? Eu quero o meu com brinquedo dentro! Tá?!



Um comentário: