18.7.11

A Música está no ar...

 Esdra Neném Ferreira (na bateria) e banda foram a segunda atração da noite.

Originária da França, em comemoração ao solstício de verão do hemisfério norte, a "Fête de la Musique" ganhou o mundo chegando a mais de 100 países e 250 cidades, incluso Belo Horizonte. Sorte nossa poder participar deste evento tão democrático que leva, gratuitamente, música da melhor qualidade aos principais cartões postais da cidade.
Confesso que não tinha conhecimento de que a Festa da Música já acontecia há cinco anos em BH. Tratei logo de aproveitar o primeiro sábado de apresentações que estão acontecendo todos os dias na Praça do Papa, Praça da Liberdade, Praça da Saúde, Praça Floriano Peixoto, Feira Tom Jobim e no Museu de Artes e Ofícios.
Optei por curtir os shows da Praça do Papa onde assisti a apresentação de Esdra Neném Ferreira e banda. O público aplaudiu de pé um espetáculo com um estilo musical bem a cara do nosso Brasil, altamente miscigenado. O que está presente na bateria do Esdra? Ele mesmo esclarece: "É tudo misturado, o lado africano com a paixão pelo jazz e as coisas brasileiras, pois sou brasileiro, graças a Deus, com baião, xaxado, maracatu, samba e samba de roda."

Aline Calixto encerrou a programação de sábado na Praça do Papa.

Em seguida entrou no palco a sambista revelação "Aline Calixto" que veio ao evento fazer um pré-lançamento de seu CD "Flor Morena".
Não sou crítica musical, apenas dou valor ao que me toca, me encanta. Amei o repertório da Aline!!! Dizem que ela é uma forte promessa de uma nova geração de sambistas. Assim seja!!!
Também fiquei impressionadíssima com a semelhança entre a cantora e a nossa saudosa Clara Nunes. Tanto o estilo musical, quanto o visual e performance no palco, me reforçavam esta ideia. Tinha a sensação de que a qualquer momento ela começaria a cantar "Filhos de Gandi - Ijexá" e imagino que eu não tenha sido a única a  observar tal proximidade.

Nem mesmo as baixas temperaturas diminuiram o entusiasmo do público.

Para sobreviver a noite gelada era necessário estar bem agasalhado, afinal aqui no hemisfério sul é inverno!!! Vários presentes levaram suas taças de vinho e outros se esbaldaram dançando ao lado do palco ao som de sambinhas deliciosos como "Nem ouro, nem prata". E muito lindo era olhar o público e observar que a festa estava repleta de pessoas de várias idades, de crianças a vovós, todos juntos apreciando o show.


Olha eu aí, acompanhada das filhotas e de uma forte gripe! Adorei tudo!
A estrutura do evento está excelente, oferecendo total acessibilidade aos portadores de deficiência e idosos, além de muitos lugares sentados e banheiros públicos.
A 5ª Festa da Música de Belo Horizonte vai até o dia 24 de julho e a programação completa vocês podem encontrar na página do projeto (link abaixo).
Esta semana, mais do que nunca, a música está no ar. Curtam!

Alguns momentos do show de Aline Calixto na Festa da Música Belo Horizonte.


Relembrando Clara Nunes

Marilou cantando "Hino ao Amor" na Fête de la Musique 2005 - França

***************
Links relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário