8.11.11

Libere o brega que existe dentro de você!



Quem tem, pelo menos, seus trinta e cinco anos (o tempo passa, né gente!) vai se lembrar do sucesso que foi em 1982 o lançamento do disco (sim, disco! LP!) do cantor Dalto com a música "Muito Estranho".
Dalto vendeu, nada menos do que, 1,5 milhão de cópias deste álbum que tocou e retocou em todas as rádios populares do país.

Hoje vejo o cantor "cult" Nando Reis regravando "Muito Estranho" e seus fãs, pertencentes ao club do "sei o que é bacana e de bom gosto em termos musicais", cantando e recantando frases do tipo "Hum, mas se um dia eu chegar muito louco... deixa essa água no corpo lembrar nosso banho..."

Pois bem, Dalto era considerado o brega do brega. Suas músicas, em especial, "Muito Estranho" era a preferida das camadas mais populares deste país, juntamente com Rosana ( Como uma deusa!!!) e Richie (Menina Veneno, o mundo pequeno demais pra nós dois...).

Muitos talvez se lembrem das brincadeiras do "melô" dos jovens da década de 80/90.
Qual era o melô do liquidificador? "Então misture tudo.... Dentro de nós..............."

Sempre que ouço conversas sobre o que é bom ou não, o que chique ou brega, confesso que me baixa uma certa preguiça de opinar sobre o tema.

Sou uma típica representante do interior das Minas Gerais, adoro música sertaneja!!!
Sendo assim, automaticamente estou excluída do CCC (club dos cults e chics).
A gente perde muita coisa legal quando fica preocupado em corresponder as expectativas das pessoas, então eu me abstenho.

Acredito que em todos os gêneros existam tanto músicas boas quanto ruins (ok, alguns mais do que em outros, eu concordo!). Mas música é pra se divertir e tem que combinar com o momento. Não dá para ouvir Caetano, Maria Rita e cia. num churrasco de domingo.

Há pouco tempo fui a uma "Festa Brega" organizada anualmente por um casal de amigos. IMPRESSIONANTE como TODOS sabiam as letras de TODAS as músicas de cor. As pessoas estavam muito alegres! Poucas vezes vi um grupo de pessoas se divertirem tanto, sem precisar, nem mesmo, de ter bebido. Felizes como crianças.

Crianças não se preocupam com o que estão falando delas por que crianças vivem a vida sem preconceitos.

Brasil, que maravilha de diversidade cultural você nos proporciona! Eu curto!

Muito Estranho com Nando Reis

Muito Estranho com Dalto

5 comentários:

  1. Então eu sou brega,curti mto Dalto e curto até hoje.Sertaneja,curto demais...adoro ser brega.

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, muito bom. E sua contribuição no Passageiro vai rolar? Gostei muito da sua abordagem sobre o tema e tb do estílo.

    Abraços Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Denise,
    tenho que confessar, prefiro a versão do Dalto. Tem mais paixão. rsrss

    Marcelo,
    Obrigada, valeu demais! Quanto ao Passageiro, falta pouco.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, passei aqui para dizer FELIZ ANO NOVO. Ah... o vídeo da vó está no meu blog BLOGÓRIO.

    ResponderExcluir
  5. A música de Dalto é muito massa, aquela introdução da música parecendo um sonho, psicodélica, e logo em seguida vem forte o sax, deixando-nos louco de expectativa pra escutar o resto! sem falar da letra romântica e simples mas que retrata bem o que quer dizer, e o ritmo romântico despreocupado. E olhe que nem sou da época, mas curto d+;

    Deus é bom!

    ResponderExcluir